Suécia cria a rota 55 de ônibus elétrico

Gotemburgo está lançando o transporte público do futuro. A primeira rota de ônibus elétricos de Gotemburgo será inaugurada em 15 de junho. Os ônibus são silenciosos, não emitem poluentes e rodam à base de eletricidade de origem eólica e hidrelétrica. A rota desse ônibus está entre as mais modernas do mundo. Entre outras facilidades, os passageiros podem recarregar seus telefones a bordo e embarcar e desembarcar em estações fechadas.

Os ônibus alimentados exclusivamente com energia renovável passarão a fazer parte do sistema de transporte público de Gotemburgo. A rota 55 tem três ônibus totalmente elétricos e sete ônibus híbridos elétricos, todos eles da Volvo Buses. Os ônibus da rota, que vai de Chalmers Johanneberg até Chalmers Lindholmen, passando pelo centro de Gotemburgo, são equipados com Wi-Fi a bordo e estrutura para carregamento da bateria do telefone.

Os ônibus usam baterias que são rapidamente recarregadas com eletricidade renovável nos pontos finais. A parada de Chalmers Lindholmen tem um terminal fechado, que só é possível porque os ônibus são silenciosos e não emitem poluentes.

“A meta do Volvo Group é ser líder mundial em soluções de transporte sustentável. Com uma colaboração exclusiva em Gotemburgo, podemos lançar a rota de ônibus elétrico aqui e continuarmos líderes no desenvolvimento do transporte público do futuro”, diz Niklas Gustafsson, diretor de sustentabilidade do Volvo Group.

A rota de ônibus 55 é resultado da ElectriCity, uma colaboração que desenvolve, testa e demonstra um transporte coletivo sustentável novo e atraente para o futuro. Além dos ônibus em si, a ElectriCity desenvolve e testa novos sistemas de paradas de ônibus, sistemas de gerenciamento de tráfego, conceitos de segurança e sistemas de abastecimento de energia. A nova rota de ônibus elétricos não só coloca Gotemburgo no mapa dos sistemas de transporte público inovadores como também abre novas possibilidades para o planejamento urbano.

“A ElectriCity e a rota 55 são a prova concreta de como Gotemburgo está se transformando em uma cidade mais aberta, densa e sustentável com espaços públicos atraentes e uma vida urbana rica. O projeto também demonstra nossa ambição e estratégia para atrair experiência e investimentos que ajudam a reduzir o impacto ambiental e desenvolver colaboração entre autoridades, indústria e meio acadêmico”, diz Anneli Hulthén (S), diretora do Poder Executivo Municipal de Gotemburgo.

A intenção é que o projeto ElectriCity incentive o uso do transporte público e abra caminho para soluções de transporte público mais atraentes na região de Västra Götaland.

Fatos: ElectriCity

O projeto ElectriCity é uma colaboração entre pesquisadores, indústria e sociedade. Ele se concentra no desenvolvimento, na demonstração e na avaliação de soluções de transporte público sustentável para o futuro. A colaboração é entre o Volvo Group, a região de Västra Götaland, Västtrafik, a cidade de Gotemburgo, a Chalmers University of Technology, a Swedish Energy Agency, Johanneberg Science Park, Lindholmen Science Park, a região empresarial de Gotemburgo, Göteborg Energi, Älvstranden Utveckling, Keolis, Akademiska Hus e Chalmersfastigheter.

O Volvo Group é um dos fabricantes líderes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores náuticos e industriais. A Volvo também oferece uma série completa de serviços financeiros e de manutenção. A Volvo emprega cerca de 100.000 pessoas, possui instalações de produção em 19 países e vende seus produtos em mais de 190 mercados. O Volvo Group teve um movimento de cerca de SEK 283 bilhões em 2014 e figura na bolsa de valores Nasdaq de Estocolmo.

Você também pode gostar...